Olá, pessoal!

Quando menos se espera já estamos em época de vestibular e Enem. Sim, sabemos que a prova ocorrerá apenas em novembro, mas para quem está se preparando para o Enem sabe que 5 meses é pouco para absorver todo o conteúdo necessário para se dar bem na prova.

Mas, não se preocupe, preparamos este conteúdo especialmente para te ajudar a dar o pontapé inicial nesta jornada, ganhar tempo e se motivar nesta estrada. Hoje apresentaremos um projeto que está demostrando resultados significativos para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Ficou curioso? Acompanhe!
Projeto Hora do Enem
Este projeto consiste basicamente em preparar os interessados a ingressarem em alguma instituição de ensino superior, pública ou privada e também aqueles que pretendem utilizar a nota do ENEM pra alcançar suficiência/certificado de conclusão do Ensino Médio.

Idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) e difundido por meio da TV Escola, o projeto Hora do Enem oferece oportunidade de preparação levando em consideração várias nuances do seu estilo de vida, ou seja, cabe no cotidiano de qualquer pessoa empenhada em obter bons resultados nos exames.

O primeiro passo é conhecer o site da TV escola e se cadastrar para receber as novidades periódicas. Neste espaço virtual, além do passo a passo detalhado de como proceder, você também poderá:

Receber todas as notícias sobre o ENEM;
Ter acesso aos simulados on-line;
Orientação para criação de Plano de Estudos;
Possibilidade de baixar as vídeo-aulas;
Flexibilidade para adaptar os estudos ao seu cotidiano.

As vantagens não param por ai, o melhor de tudo isto é que o acesso e todos os procedimentos são inteiramente gratuitos. Além disso, as aulas e conteúdos em geral produzidos são feitos para caber em suas necessidades pessoais e é tudo detalhadamente, explicado e comentado.

Agora que você já sabe dos benefícios e já compreendeu do que se trata o Projeto Hora do Enem, vamos entrar nos detalhes desta sistemática de ensino voltada especialmente aos pré-vestibulandos.

[ads-mobile] [ads-desktop] [ads-amp] Como funcionam as aulas?
[1]

As aulas funcionam de segunda a sexta, com reprises diárias, aos sábados e domingos reprises de todo o conteúdo semanal de aulas.

De segunda à sexta as aulas serão vinculadas no programa TV Escola à 7h, com reprises às 13 e 18h.

Aos sábados e domingos o conteúdo, completo da semana, é reprisado na integra, sábado às 15h e no dia sucessivo às 6h.
Segunda-Feira
Matemática e Suas Tecnologias. Este é o dia dedicado a este eixo temático. Sobre matemática e suas tecnologias pode-se compreender o seu raciocínio lógico e até onde vai as suas habilidades com os números.

“Tenho 18 anos e nunca usei matemática um só dia de minha vida.” Se você é desses, pare agora! Esta não é uma afirmação muito inteligente para ser mencionada.

Aqui ensinados pelos mestres da matemática, assuntos como: expressões numéricas, progressão, grandezas, sequências, operações diversas, juros e relações. Enfim, toda a amostragem numérica necessária para calcular qual profissão você terá melhor empenho, segundo as suas habilidades.

Pra finalizar o conteúdo deste dia, nem a matemática e menos ainda a segunda feira são coisas odiosas da vida, o que diferencia o fácil do difícil é o significado que você pode dar a estas coisas. 
Terça – Feira
Ciência Humana e Suas Tecnologias. Este dia é dedicado aos estudos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. É importante para todo o indivíduo saber quem é, onde está, porque está e o contexto social e cronológico que levaram as coisas a serem como elas são agora.  Complicado? Imagina para aqueles que sonham em ser universitários, mas não estão interessados nas ciências humanas e suas tecnologias.

O ambiente universitário forma cientistas e profissionais do amanhã, é fundamental obter conhecimento, ao menos, o básico das matérias mencionadas no parágrafo anterior. Pensando nisto, a terça feira é dedicada ao conhecimento social, humano, histórico, geográfico e adjacentes. 
Quarta – Feira
Linguagens Códigos e suas tecnologias. Este eixo lida com a capacidade de comunicação e linguagens do mundo através de códigos. Sim, este é um assunto bastante abrangente. Mas, não se assuste, o Enem cobra apenas interpretação e compreensão básica nos idiomas: espanhol ou inglês.

Esta é uma das provas mais fácil. Explicaremos os porquês.

Sobre o espanhol, é muito símilar ao português. Se você falar com alguém que se comunica neste idioma, possivelmente ambos se entenderão num contexto geral. Na leitura e interpretação não é diferente. No caso do inglês, estudamos inglês por anos na escola, certamente lembraremos do básico, e com ajuda da Hora do Enem será ainda mais fácil.

+ Conheça também o Guia Prático da Interpretação de Textos para o ENEM [2] Quinta – Feira
Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesta categoria serão analisadas as habilidades com as associações de criação e degradação nos processos ambientais.  Bem como, o funcionamento químico e fisiológico dos humanos e outros seres vivos.

Veja que as aulas te trazem não só conhecimento necessário para bater as melhores vagas nas faculdades e universidades brasileiras, mas conhecimento em outros aspectos da vida.
Sexta – Feira
Redação. A redação é o momento em que podemos demonstrar nosso poder argumentativo sobre determinado tema utilizando o jogo entre as palavras e fazendo com que nossa mensagem seja compreendida, refletida e útil. Para alguns, isto é uma tarefa muito simples, basta um rascunho e um enunciado e pronto, a obra está feita.

Mas, existem pessoas que não possuem esta facilidade com a redação. Escrever um bom texto para o ENEM é sinônimo de terror para muitos. Porém, temos uma boa notícia, existem diversos truques, macetes, técnicas para que você brilhe forte em cada frase, com coesão coerência e inteligência.

A Hora do Enem te dará as melhores dicas de redação, como compor frases, parágrafos. Como fazer excelentes introduções, desenvolvimento e conclusão e arrasar em cada uma das 25 linhas. 
Sábados e Domingos
Aos sábados e domingos acontece a reprise de todo o conteúdo. Se estivéssemos em seu lugar, não perderíamos de forma alguma as reprises dos episódios de aulas. Nem aqueles cotidianos (caso haja tempo), e menos ainda nos finais de semana.

As reprises aos finais de semana são muito úteis para rever e repensar os principais conceitos dos conteúdos passados durante a semana. Ou, caso não tenha tempo ou energia para estudar durante a semana, não terá desculpas para estudar. Final de semana tem reprise!

A dica que podemos dar para consolidar os conteúdos da Hora do Enem é a seguinte. Em suposição, crie o hábito de acordar cedo no domingo, assista e/ou revise as aulas e em seguida faça um mapa-mental, para revisar sempre que quiser e memorizar a matéria. Assim você já cumpre a meta de estudos logo nas primeiras horas do dia. 

[ads-mobile] [ads-desktop] [ads-amp] Outras vantagens oferecidas pela Hora do Enem
Além de gratuito e flexível, ainda são oferecidos simulados, fóruns e auxilio intensivo sobre as questões do ENEM.

Simulados:
São oferecidos na própria plataforma da TV Escola. Serve para que você meça seus conhecimentos periodicamente. As questões dos simulados são baseadas nas provas anteriores do Exame Nacional Do Ensino Médio, bem como de outras bancas que elaboram questões com propósitos afins aos do ENEM.

Exercícios resolvidos e comentados:
Funciona como um tipo de bizurada. Os professores de plantão propõem determinadas questões, diante disto, os mestres comentam o enunciado, o porquê das respostas erradas, o porquê determinada alternativa é errada e também as pegadinhas que ocultam e induzem aos erros.

Download:
As aulas são disponíveis para baixar. Não existe obstáculos, até off-line tem como estudar e revisar a parte crucial do programa da TV Escola, as vídeo-aulas.

Aplicativo Hora do Enem:
Este aplicativo possibilita que você porte todo o conteúdo de aulas e notícias no seu mobile e ganhar tempo acessando-os a partir de seu dispositivo (celulares, tabletes) em qualquer lugar. Até mesmo, dentro do ônibus indo ou voltando do trabalho e nas pausas diárias.

Boletim de notícias:
Assinando a Newsletter é possível ter as notificações do ENEM direto do setor de comunicação do Ministério da Educação. Desta forma você fica sabendo de todas as notícias do boletim primeiro que todo mundo.

Agora que você conhece bem e detalhadamente a Hora do Enem, ganhe tempo. Vá estudar!

Então, é isto! Esperamos que este conteúdo tenha te instigado a estudar e garantir a sua vaga no ensino superior. Sabemos o quanto é complicado conquistar a tão sonhada vaga universitária. Mas, agora não tem desculpas.

Se gostou deste post, deixe seu like como feedback e não esqueça de compartilhar com os seus parceiros.

Até breve e bons estudos!

[ads-mobile] [ads-desktop] [ads-amp] [1] https://canaldoensino.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/08/hora-enem.jpg
[2] https://go.hotmart.com/G6024866E

Fonte: R7